O que são gruas?
As Gruas são equipamentos primordialmente usados para a elevação, movimentação e distribuição de carga. Assim sendo, são muito utilizadas na construção civil, em virtude de sua capacidade de alcance.
Indo mais alto e mais longe
Existem, entretanto, diversos modelos de grua. De acordo com a exigência e desafios de cada trabalho a ser realizado, sua configuração pode ser adaptada. As Gruas podem ser fixas, ascensionais ou automontantes.
Guindar: verbo transitivo direto e bitransitivo que descreve o ato de deslocar algo de baixo para cima, levantar, içar ou elevar.
Sendo assim, no contexto das gruas, esse termo ganha vida, revelando a essência do que esses equipamentos são capazes de fazer.
O que são as gruas e qual o seu alcance ?
A grua executa três movimentos:
- elevação, subindo e descendo carga,
- distribuição, movimentando a carga pra frente e pra trás
- rotação, distribuindo a carga nos 360º do giro
Dessa forma, com estes três movimentos, a grua é capaz de colocar a carga em qualquer lugar dentro do seu raio de ação
O que são gruas e qual sua estrutura?
Basicamente, em sua estrutura, a grua é composta principalmente por uma parte vertical, e outra horizontal.
Na estrutura vertical encontramos a torre, a qual pode variar de metragem conforme sua finalidade e o pivô de giro, ainda que tenham outros componentes.
E finalmente a grua tem sua na estrutura horizontal (que se divide em duas partes), a lança e a contra lança.
Além disso, a grua tem a cabine e/ou controle remoto, anemômetro e limitadores (de carga, de giro, de posição do carrinho), além de outros itens de segurança.
Ainda em sua estrutura de fixação, a grua tem a Base, o sistema de telescopagem( se for o caso), e os sistemas de ascensão e de desmontagem
Também não pode faltar na grua é claro, os com 3 motores, o painel elétrico, 3 inversores e cabos elétricos
O uso da Grua
Própria da construção civil, a grua é muito utilizada na construção de edifícios. Mas não somente, também é frequentemente usado na construção de indústrias, pontes, usinas hidrelétricas, portos, estádios, rodovias e estações de metro.