A verticalização da Construção Civil

O fenômeno da verticalização da construção civil surgiu devido à necessidade de valorizar áreas urbanas e aumentar seu potencial de aproveitamento.
A criação de solos sobrepostos, com lugares devidamente dispostos em andares múltiplos, possibilita o abrigo de maiores contingentes populacionais do que seria possível em habitações horizontais.
As estruturas em aço, o elevador e, mais recentemente, a grua foram três intervenções essenciais ao processo de verticalização das grandes cidades.

Atualmente a grua é um equipamento utilizado na elevação e movimentação de cargas e materiais pesados
As gruas são usadas geralmente na construção civil, em indústrias, terminais portuários e aeroportuários, carregando ou descrregando containers e ainda na organização desses materiais.

O processo de elevação de uma carga surgiu da necessidade de se transportar volumes maiores e mais pesados que o homem cada vez mais altos. Visto que, elevada e sem atrito, o processo de transporte se torna mais fácil, surgiram equipamentos hoje conhecidos como guindastes, ou ainda gruas.

As principais vantagens da verticalização urbana planejada:
- Favorecer a concentração de investimentos do poder público;
- Trazer mais qualidade de vida e acesso à infraestrutura (energia elétrica, saneamento básico, esgoto,);
- Facilitar o acesso da população aos serviços públicos, hospitais, bancos, escolas, universidades, escritórios, comércios, igrejas, etc.
- Melhorar a mobilidade urbana, já que as pessoas morando perto dos seus respectivos trabalhos e demais serviços o deslocamento será menor;
- Permitir o controle da expansão urbana para áreas periféricas de forma a preservar as áreas verdes do entorno;
- Promove a valorização e o melhor aproveitamento do solo urbano;
- Minimizar a impermeabilização do solo, já que menos áreas irão sofrer com o asfaltamento e calçamento.

Como podemos perceber a verticalização representa um avanço na forma de construir e que quando feita de maneira planejada pode trazer muitos benefícios para os grandes centros urbanos.
Seja pelo aumento populacional ou pela prática do êxodo rural, uma coisa é possível afirmar: a construção de edifícios cada vez mais altos têm sido uma realidade em muitos estados do Brasil.
Só para você ter uma ideia, de acordo com o último Censo do IBGE, o número de apartamentos no Brasil cresceu 43% entre 2000 e 2010, passando de 4,3 milhões para 6,1 milhões.
Neste cenário a grua é imprescindível!
Mas este é uma assunto para nosso próximo texto.
Até lá!